Dentre todas as linguagens de programação existentes hoje em dia muito se fala sobre porque aprender Python. É uma das linhas de códigos mais famosas e usadas, ao lado de Java e C++. Mas o que faz desse código tão interessante?
Cada linguagem possui as suas características e com certeza Python se destaca. Para muitos é considerada a forma de código mais fácil e eficiente, mas há quem ainda tenha dúvidas sobre a afirmação.
O que é e porque aprender Python
Antes de aprofundar na questão de porque aprender Python é importante falar um pouco mais sobre essa linguagem. Apesar de ser um nome muito comum nesse meio, muitas pessoas não sabem ao certo o que está implícito nele.
Em relação à máquina, o intuito dessa linguagem é aumentar a produtividade e, também, atingir melhores resultados. Em resumo: é uma linguagem de programação eficiente e ao mesmo tempo menos complexa que suas semelhantes (como linguagem C ou C++).
A programação em Python, ao contrário do que muitos pensam, foi desenvolvida ainda no final dos anos 80 e seu precursor foi um renomado pesquisador e programador: Guido Van Rossum.
Rossum era um grande admirador no conceito de melhoria contínua de processo (conceito de qualidade que envolve o aprimoramento dos procedimentos visando economia de tempo, dinheiro e, também, maior qualidade).
Mas a criação da linguagem ocorreu, na verdade, pela necessidade de melhorar um determinado software de programação usado na instituição onde ele trabalhava.
Seus trabalhos e pesquisas se fundamentarem em aumentar a capacidade de interação do software, ou seja, um sistema operacional mais ágil. A partir daí surgiu a linguagem Python, considerada, hoje, programação de alto nível (high level language).
Tudo é fundamentado na orientação de objetos, que é uma forma de controlar e estabilizar os projetos de grandes proporções. O Python é considerado uma linguagem complexa e traz muitas possibilidades, sendo constantemente associada a expertos.
De fato, quem possui muita experiência em programação consegue extrair funcionalidades e desenvolver programas incríveis. Entretanto, também é possível programar com algumas linhas de códigos, sendo uma boa alternativa para os iniciantes.
Ou seja, mesmo para aqueles que não sejam profissionais ou estão acostumados com outra linguagem de programação conseguirão programar usando a linguagem Python.
Com o treino o usuário irá perceber que é um programa muito intuitivo e a evolução dentro da programação é exponencial.
E os motivos de porque aprender Python? Será que dentre todas as linguagens de programação a Python é efetivamente a melhor?
Essa resposta é muito particular, pois depende de cada pessoa e de qual linguagem está acostumado. Entretanto, o Python merece destaque aos seus principais pontos positivos.
Linguagem fácil?
É muito mais fácil de aprender quando comparada às outras modalidades. Pontos que contribuem para um aprendizado fluido, como: ser uma linguagem de alto nível, ter fonte livre e aberta, ferramentas interpretadas e, também, muitos usuários que vivem trocando dicas entre si.
Sobre a complexidade das linhas de programação. Enquanto outras linguagens - como a C ou C++ - precisam de cerca de três linhas de código para escrever uma mensagem simple, o Python faz o comando com apenas uma linha.
Pensando em uma programação que envolve centenas de linhas, esse ponto se torna fundamental no desenvolvimento do programa. É menos cansativo e demanda menos tempo para desenvolver o mesmo projeto.
O Python é uma linguagem extensível e portátil
Outro motivo de porque aprender Python é sobre as questões de portabilidade. Essa linguagem de programação traz a possibilidade de programar e rodar operações com idiomas cruzados.
Sendo assim, é possível integrar componentes de outros softwares, como o Java, sem problemas. Ou, também, usar bibliotecas de outras linguagens de programação como a C e C++.
Além disso, é o Python tem suporte nas maiores plataformas do mercado, incluindo Playstations, Windows, Linux, dentre muitas outras.
Seu desenvolvimento web
A linguagem de programação Python possui uma matriz de frameworks usada para desenvolver sites, sendo os mais populares o Flask, Pylons e Django. Essas estruturas são desenvolvidas em Python, então torna o código muito mais rápido e estável.
As redes mais famosas, como Pinterest e Instagram, são construídas apenas com esses frameworks.
A Inteligência Artificial
Sem dúvida alguma, as linguagens de programação precisam investir em inteligência artificial para otimizar o desenvolvimento do código.
A IA é o futuro e a tendência é que esteja cada vez mais presente na tecnologia de base. O Python traz ferramentas de inteligência artificial e a ideia é que estas sejam cada vez mais exploradas e trabalhadas.
A tomada de decisões também pode ser feita utilizando a IA e essa é uma ferramenta muito promissora!
No caso do Python, há algumas bibliotecas - como a TensorFlow e Keras - que trabalham essas funcionalidades. Há também uma biblioteca chamada openCV que traz um panorama melhor da visão computacional.
Questões de Computação Gráfica
O Python também é uma linguagem de programação muito utilizada para projetos, sejam eles online ou offline.
Testes da linguagem
A etapa de realizar os testes na programação é muito trabalhosa e a linguagem Python traz ferramentas que facilitam esse processo, deixando o mais rápido.
Isso porque essa linguagem possui diversas estruturas de testes e estes são interligados. A consequência disso são fluxos de depuração mais rápidos.
Para quem deseja saber mais sobre essa funcionalidade, as ferramentas Splinter e Selenium fazem isso.
Ciência de Dados
Quando o assunto é ciência de dados Python se destaca. O MATLAB (outra linguagem de programação) foi muito utilizado por pesquisadores, mas, hoje, ferramentas do Python o tornaram mais interessante.
Os recursos Pandas e Numpy foca em mecanismos numéricos, enquanto Seaborn e Matlotlib em dados matriciais, estatísticos e tabulares.
Quem trabalha com pesquisas envolvendo matemática sabe o quanto um programa eficiente faz TODA A DIFERENÇA. Então, para os pesquisadores, esse é um porque aprender Python é um diferencial.
Popularidade crescente
Por último, mas não menos importante, aprender Python é algo relacionado à popularidade dessa linguagem. Ela tem ganhado cada vez mais visibilidade e, hoje, é muito fácil encontrar conteúdo sobre ela.
Dessa forma, esclarecer dúvidas ou encontrar treinamentos sobre o assunto é muito mais fácil. Além disso, há uma comunidade muito grande de usuários que trocam informações a todo momento.
Tudo isso somado a um desenvolvimento mais simples de linhas de código, Python tem grande lugar no mercado. Inclusive, programadores que escolhem essa linguagem para se especializar costumam se posicionar bem no mercado de trabalho.
A importância da programação na vida profissional
A programação é parte fundamental de qualquer empreendimento, projeto ou pesquisa. A capacidade de otimizar a busca de resultados ou realizações das mais diferentes tarefas em questões de milissegundos é incrível.
Dentre todas as linguagens de programação, Python seja para iniciantes ou profissionais experientes, aprofundar-se nessa linguagem em específico é bem interessante.
Fica fácil entender que aprender Python como uma ferramenta mais na base do conhecimento pode ser usada de forma revolucionária. Aproveitar todas as ferramentas disponíveis fará diferença naquilo que está proposto a desenvolver.