O sistema de reconhecimento facial tem se tornado muito popular no mundo. É uma estratégia para controlar o acesso e aproveitar tecnologias como Deep learning Python, OpenCV, lbps recognition entre outras em prol da segurança.
A segurança, aliás, é um problema mundial, e muitas vezes dependemos de nossas próprias estratégias para nos mantermos seguros e mantermos a credibilidade no fluxo de nossas plataformas.
Poder contar com a tecnologia como aliada nesse sentido é, sem dúvidas, um grande trunfo. Através de soluções inovadoras e de última geração é possível manter os sistemas seguras e livre de fraudes.
Muitas vezes esses infortúnios ocorrem porque uma pessoa não autorizada consegue se passar por outra, que tem acesso ao ambiente. Com isso, está dada a largada para os fraudes.
Se proteger desses golpes que colocam em risco não apenas a credibilidade das plataformas, dos funcionários, fornecedores e clientes deve ser nossa prioridade.
Através de um sistema de reconhecimento facial isso é possível. Quando integrado a dispositivos ou plataformas, esse serviço se torna a peça chave para o envio, recebimento ou troca de informações.
Como Funciona Um Sistema De Reconhecimento Facial?
Como o próprio nome sugere, o reconhecimento facial se baseia em características faciais para identificar se aquela pessoa é quem ela diz ser.
Existem diversos aspectos na face que são únicos, individuais. Mesmo gêmeos idênticos possuem essas particularidades. Mas, ao mesmo tempo, o rosto humano resguarda alguns padrões que são o alicerce desses sistemas.
-
Armazenamento de dados:
Então, a primeira coisa que um sistema desse tipo faz é justamente identificar que existe um rosto humano ali. Em seguida ele começa a fazer medições e obter dados que serão armazenados ao escanear a face.
Ele capta, por exemplo, a distância entre os olhos, o formato do nariz, do queixo, da boca. Tudo isso ficará armazenado no sistema, e será rapidamente acessado quando essa mesma pessoa voltar a passar pelo scanner.
O sistema fará uma busca imediata em seus arquivos até encontrar os dados que condizem com aquele formato e aquelas medidas, e então dirá se aquela pessoa tem ou não tem a permissão de acesso.
Isso é possível graças a implantações de sistemas desenvolvidos a partir de tecnologias modernas, como o uso das linguagens Python e OpenCV, que permitem a criação de aplicativos e softwares de reconhecimento.
-
Muito Melhor Que As Senhas
Existem diversos fatores que tornam o uso dessa tecnologia extremamente vantajosa. A começar pela não necessidade do uso de senhas de acesso.
As senhas estão se tornando obsoletas na maioria das aplicações. Afinal, uma pessoa pode facilmente ter acesso às senhas de outra, e usá-las de maneira indiscriminada.
Isso pode acontecer de maneira consensual, quando o dono das senhas simplesmente aceita que outra pessoa as utilize, ou de maneira não consentida, como em um assalto, quando, sob ameaças, uma pessoa libera suas senhas.
Em ambos os casos o que temos é um cenário de insegurança e possibilidade de fraude. Afinal de contas: quem vai usar essa senha não é a pessoa previamente autorizada para tal.
Isso parece problemático e até ameaçador?
Mas com um sistema de reconhecimento facial isso muda drasticamente. Afinal de contas, não há como simplesmente “liberar a sua senha”, afinal, os dados estão na face.
-
Agilidade no processo:
Outro fator que não podemos deixar de comentar é o fato de que o uso de reconhecimento facial é extremamente ágil, evitando aglomerações e filas na entrada de uma portaria, por exemplo.
-
Economia:
Você poderá pensar em diminuir a sua equipe de monitoramento e controle de acesso, o que traria uma economia para o seu bolso. O sistema, obviamente, demanda de manutenção e atualizações. Mas isso custa menos que manter funcionários a mais.
-
Erros De Identificação Podem Acontecer?
Os erros de identificação a partir do uso de um sistema de reconhecimento facial são muito raros e mínimos. Além disso, essa tecnologia continua em expansão e em desenvolvimento, o que significa que a tendência é que se torne cada vez melhor, minimizando os erros.
Isso só é possível graças ao uso de uma tecnologia conhecida como Deep Learning, que desdobra da tecnologia Machine Learning.
Se trata de uma rede neural que utiliza uma série de camadas para tornar a identificação a mais precisa, ágil e confiável possível. É a tecnologia de ponta agindo a seu favor e garantindo a segurança.
Ela é aplicada para conceitos e sistemas de alta complexidade, como é o caso do reconhecimento facial. Também pode ser usada para o desenvolvimento de aplicativos de reconhecimento.
-
A Tecnologia Das Tramas De Ficção Ao Alcance De Suas Mãos
Antigamente, se falássemos sobre a possibilidade de um scanner reconhecer a face de uma pessoa, provavelmente acharíamos que se trata de um roteiro de filme de ficção científica. Mas, hoje isso é absolutamente possível.
Esses sistemas vêm sendo aprimorados e hoje apresentam um desempenho excepcional. De tal forma, acabam se tornando os preferidos para garantir a segurança de nossas plataformas.
O banco de dados utilizado para o reconhecimento facial é de uma capacidade impressionante. Milhões de informações são codificadas e armazenadas de modo que possam ser rapidamente acessadas quando necessária.
Com isso, o sistema se vale de um processo de similaridade para identificar o rosto que está sendo escaneado, e a partir disso trazer as informações a respeito daquela pessoa.
Atualmente em nosso entorno o uso de este tipo de tecnologia ainda é tímido, mas a tendência é que isso se expanda e cada vez mais pessoas passem a usar. Afinal de contas, os benefícios são inúmeros, sobretudo em tempos de tamanha insegurança.