Requisitos Para Entrar No Mundo Da Criação E Desenvolvimento De Software

A área de desenvolvimento de software tem se mostrado muito promissora e muitas pessoas estão tornando sua atenção para ela. Por isso, saber qual é o perfil recomendado para esse tipo de profissional e quais características são responsáveis pelo sucesso nessa profissão são coisas fundamentais.

É claro que cada pessoa tem habilidades e personalidades diferentes, mas é possível traçar um perfil em comum entre eles.

Desenvolvimento de software: quais as características do profissional

Cada profissional tem o seu perfil. Um artista, por exemplo, dificilmente terá o mesmo perfil e gosto que um engenheiro de alimentos. São ciências muito diferentes e os gostos particulares de cada um direcionam nossas escolhas.

Mesmo para aqueles que já possuem formação em cursos de programação ou semelhantes, é preciso entender o que é preciso de fato para atender as necessidades minimas de um professional na área.

Raciocínio lógico

Esse é o principal ponto, com toda a certeza. Um bom programador possui ótimo raciocínio lógico. Essa é uma característica muito ligada aos cursos de exatas, que exigem que pensemos rapidamente em cadeia para solucionar os problemas.

Quem pretende lidar com desenvolvimento de software deverá realizar grandes linhas de código do zero e para que isso seja possível é necessário ter bom raciocínio.

Entretanto, obviamente que ao decorrer do tempo o raciocínio vai sendo aprimorado, visto que é uma habilidade que exige treino.

Ser autodidata

Ao contrário de muitas ciências, a programação exige que o profissional seja muito autoditada. Os diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento de software ainda não são suficientes para tornar o profissional completo.

Os cursos irão ensinar a programar, incluindo ferramentas e comandos da linguagem escolhida. Mas como tudo isso será aplicado é papel do profissional descobrir.

Resolução de problemas

As engenharias, todas elas, têm um propósito: solucionar problemas. Esse é o papel do professional. Ou seja, quem deseja trabalhar com programação deve gostar de resolver problemas.

Mas, como assim? Há pessoas que gostam de lidar com problemas, de estudá-los e não descansam até resolvê-los, enquanto há pessoas que se assustam com esses obstáculos e preferem não lidar com eles.

Aqueles que se encaixam na primeira opção podem escolher trabalhar com programação, já para o segundo grupo é recomendada outra atividade.

Conhecimento básico em inglês

O conhecimento em inglês é muito importante e um grande facilitador. Primeiramente, as linguagens de programação são baseadas no inglês, então os comandos seguem essa língua.

Mesmo que os códigos não envolvam expressões completas em inglês, mas, sim, apenas alguns termos. Conhecê-los facilita muito o entendimento do código e no processo de criação.

Além disso, há muita bibliografia disponível somente em inglês, sendo interessante conseguir aproveitar essas fontes de conhecimento para o desenvolvimento de software.

Ter prazer aprender

A programação é uma ciência complexa, não há como mentir. Entretanto, há diversas formas de se chegar ao mesmo fim. Ou seja, para desenvolver determinado software há diversos meios que podem ser seguidos.

Entretanto, aqueles que têm o prazer em estudar e buscar sempre otimizar os seus códigos conseguem cada vez mais aumentar a produtividade. Um simples exemplo? É possível construir o mesmo programa com 50 ou 10 linhas.

Para que fazer com 50 linhas, sendo que você consegue elaborar o mesmo programa com 1/5 de trabalho? Sendo assim, buscar conhecimento é essencial para aprimorar o trabalho (além de aumentar a qualidade do desenvolvimento de software).

Ter responsabilidade e ética

Ter responsabilidade e ética deveria ser requesito para qualquer profissão, de um atendente de loja até o CEO de uma grande multinacional. Entretanto, profissões que lidam com dados sigilosos precisam assertivamente de profissionais éticos.

Esse é o caso de quem trabalha com Tecnologia de Informação, desenvolvimento de programas ou coisas do gênero. Muitas informações sigilosas passam por esse setor e é imprescindível preservá-las.

Se o profissional, por exemplo, foi contratado para realizar o desenvolvimento de software para uma grande companhia e acaba tendo acesso aos dados da mesma para bolar o programa, essas informações NÃO PODEM ser repassadas.

Ser uma pessoa atualizada

Assim como a ética e responsabilidade, ser um profissional atualizado é algo importante para qualquer área do mercado de trabalho. Entretanto, quando estamos falando de programação isso se torna mais dinâmico.

As atualizações no mundo virtual são relativamente rápidas e as ferramentas se tornam obsoletas com frequência. Ou seja, a necessidade de atualizar-se se faz mais urgente nesse meio.

Saber as principais linguagens de programação é apenas o básico. Novas bibliotecas vão surgindo, modelagem de dados e outras funcionalidades que envolve o desenvolvimento de software.

O inglês aqui também é fundamental, pois, normalmente, artigos sobre esse tipo de atualização são publicados em inglês.

Desenvolvimento de software: o que é preciso para ser bom nisso

Para trabalhar com desenvolvimento de software é preciso ir um pouco além das características fundamentais para conseguir efetivamente se destacar nesse mercado.

A programação é uma ciência muito especial, sendo um trabalho puramente mental. O programador não para de pensar por um único minuto, precisando estar sempre atento e desperto.

Algumas outras características, mais ligadas à personalidade, podem ajudar nessa profissão:

  • Ser alguém que consegue se concentrar com facilidade e não perde o foco por qualquer coisa
  • Ser curioso
  • Ser um profissional disciplinado
  • Ser alguém com muita disposição para aprender e gostar daquilo que faz para sempre estar buscando novidades
  • Ser muito, mas muito paciente (no começo da programação é super normal os códigos não rodarem. É preciso muita paciência até que todas as linhas estejam corretas)
  • Gostar de buscar melhoria contínua em seus projetos (na programação isso economiza muito, mas muito tempo)

Mas será que atender todos os pré-requisitos e perfil comportamental citados anteriormente é a garantia de que o desenvolvimento de software é a profissão ideal? Claro que não.

Assim como qualquer outra profissão, é preciso levar em consideração quais são os seus gostos particulares. Será que você realmente irá gostar de codar?

Muitas pessoas amam resolver problemas matemáticos e usar a lógica, mas isso não quer dizer que eles se dariam bem com programação. Há muitas ciências onde essas características são fundamentais, principalmente as engenharias.

Mas, nesse ramo, há um leque de opções e cada um se identifica mais com uma área. A engenharia de alimentos é totalmente diferente da engenharia civil, por exemplo. Ambos profissionais gostam da área de exatas, mas seus objetivos são diferentes. Sendo assim, para efetivamente trabalhar com desenvolvimento de software é preciso gostar disso.

É comum se interessar pela profissão caso haja muito interesse em jogos e plataformas digitais, mas a programação vai além disso.

Há também outros ramos que podem ser seguidos dentro da programação, como design de jogos, é imprescindível entender por completo o papel para saber se é uma ciência que de fato cause interesse e curiosidade na pessoa.

Como é o mercado de trabalho para o desenvolvedor de software

Se há um setor que está em alta e que só tende a crescer é o de programação. As empresas estão cada vez mais entendo como esses profissionais são fundamentais para a corporação.

Um desenvolvedor de software tem a capacidade de avaliar uma empresa pontualmente e levantar seus respectivos problemas e oportunidades. A partir disso consegue elaborar soluções para otimizar todo o gerenciamento empresarial.

Aumento de produtividade, maior gestão organizacional, melhoria em produtos, enfim, há uma infinidade de coisas que o desenvolvimento de software pode proporcionar.

Em um mercado cada vez mais competitivo - independente do ramo - contar com esse diferencial é a única forma de se destacar perante os concorrentes.

Aqueles que já estão caminhando para se tornarem grandes programadores ou para quem está começando agora, saiba que é um ramo muito promissor. Entretanto, isso não é o suficiente para obter sucesso, é preciso dedicação.

Principalmente quando estamos falando de desenvolvimento de software, é fundamental atualizar-se e sempre buscar resoluções otimizadas dos mais diversos problemas. Um bom programador sempre pensa como é possível evoluir de forma lógica.